SINDROME NINHO VAZIO-POR-CRIS SANTOS
Síndrome do ninho vazio ou preparação para novos voos?
Você já vivenciou a sensação do ninho vazio ou presenciou alguém querido com esse sintoma?
A Síndrome do Ninho Vazio é caracterizada por um sentimento de tristeza e desânimo que acomete os pais quando os filhos se tornam independentes e saem de casa.
Eu me separei quando meu filho tinha 3 anos e meio, hoje ele tem 24 e desde então sempre moramos juntos.
Como filho de uma separação tivemos os problemas decorrentes desse processo, mas sempre fomos muito ligados.
Aproveitando quero fazer um aparte aos pais: Existe ex-mulher, ex-sogra, ex-sogro, mas não existe ex-filho. Se o seu relacionamento terminou, não significa que o vínculo com seus filhos também acabou.
A presença do pai é fundamental para a criança e não estou me referindo somente ao aspecto financeiro, mas principalmente do emocional.
A ausência do pai, muitas vezes gera sequelas que se arrastarão por toda vida na personalidade dos filhos, portanto, por favor, tenham consciência do mal que causam quando vocês se afastam de seus filhos.
A casa de meu filho ficou pronta e na semana passada ele se mudou com a namorada, no dia da mudança eu estava resolvendo alguns assuntos e só cheguei em minha casa ao final do dia, quando entrei no quarto dele, ele já tinha levado a maior parte das coisas e disse que buscaria o restante em breve, eu olhei para aquilo com um misto de tristeza e vontade de chorar e disse: “Não, vamos juntar tudo isso agora.” Ele virou para mim com um olhar estranho e disse: “Nossa mãe, você quer que eu vá embora logo????”
Sorri, chorando por dentro e respondi, “Não meu filho, não quero que você vá embora logo, é que é muito difícil, mesmo sabendo que é uma escolha sua, sabendo que você vai para algo muito bom, lidar com a saudade que já estou sentindo de você.” (Estou lacrimejando ao escrever esse parágrafo!).
É isso que quero falar com você que está vivenciando, vivenciou ou está prestes a passar por uma situação dessa, seja porque seu filho(a) vai estudar ou morar no exterior, ou vai se casar, ou mesmo morar sozinho(a):
Permita que ele siga o caminho dele e também se prepare para recomeçar, olhe para você, para seus sonhos, seus projetos e se permita sair do seu casulo e se transformar numa linda borboleta, para voar cada vez mais alto, sabendo que de vez em quando eles voltarão para matar a saudade.
É a vida que segue e por isso ela é tão bela.
Cristiane dos Santos -Life Coach e Terapeuta
Terapeuta Junguiana
Nosso intuito é auxiliar o indivíduo em seu processo de autoconhecimento,
integrando suas características mais sombrias com seu lado luminoso,
sempre de forma acolhedora, respeitosa e humana
Acesse: apptuts.bio/cristiane-dos-sa-55799
(Fonte: focointerior.com.br)