A ARTE IMITA A VIDA- MADIS
A ARTE IMITA A VIDA
A novela Um lugar ao Sol, desde do primeiros capítulos, através dos personagens: Noca (Marieta Severo ) , 70+ e Rebeca (Andrea Beltrão),50+, discute sobre o preconceito de idade o Etarismo .
O etarismo/idadismo/Ageísmo , é um preconceito contra pessoas baseado na idade, rotulando como pessoas fracas, desprovidas de beleza, lentas e dependentes.
O etarismo ,não é algo novo, mas o importante é que cada vez mais está sendo discutido em programas de televisão e novelas, pois muitos artista tem sofrido esse preconceito e com certeza ,na reta final da novela, a D.Noca, mostrou através do trabalho no restaurante, que é possível sim Reinventar a Vida e que também ,quem disse que não existe amor na terceira idade ? D.Noca, 75 anos e Aníbal (Reginaldo Farias), 84 anos, mostram que sim.
A personagem vivida por Andreia Beltrão, Rebeca, 50+, colocou em cena tudo o que sempre esteve preso, na nossa garganta e queríamos dizer para as pessoas, destacamos o que ela disse:
Para as mulheres, o etarismo bate na porta mais cedo, os homens têm uma carta-branca em relação à idade, ao contrário das mulheres, que tem que se manter jovem…..você já viu qualquer propaganda de cosméticos anti-idade feitos com homens? Aliás, o nome anti-idade é etarista
Será que o único poder da mulher é realmente a juventude, a beleza? Será que, depois disso, não sobra nada?
“A mulher pode fazer maquiagem, ginástica, botox, plástica – o que ela bem entender. Desde que seja uma escolha, e não uma obrigação.”
E Rebeca conclui: Eu não estou fazendo só por mim, ou esse jogo muda, ou eu é que não quero mais fazer parte. Estou cansada de alimentar essa estrutura maluca, essa mentalidade torta, que precisa que a gente se envergonhe, que a gente rejeite, renegue, o que a gente é.”
“Autoestima? Coragem? Vontade de lançar um manifesto? …Pelo direito de envelhecer, pois ….”Parecer jovem para sempre é um projeto impossível. E isso só é cobrado da mulher.
As submissas que me perdoem, mas coragem é fundamental”, conclui Rebeca
Acredite, não é envelhecer que torna tudo mais difícil, mas sim o preconceito que existe em uma sociedade que tem a juventude como valor
Está na hora de não acreditarmos mais nesses medos e reverter as partes negativas do envelhecimento
Se quisermos envelhecer de maneira positiva devemos fazer uma escolha consciente a respeito disso, desejar mais do que apenas um aumento da nossa longevidade, mas vivenciar anos ricos e plenos e nunca pense que é tarde demais para você ou que está velho ou velha demais para sonhar e ter objetivos.
Acredite os sonhos e objetivos nos mantém jovens e interessados na vida, por isso……
Diga Não ao ETARISMO, e BORA SER FELIZ.
Madis-Maria do Carmo
Madis, 70 anos
Empreendedora Digital 70+ Ativista do Movimento #STOPIDADISMO
Co-Idealizadora do Projeto Envelhecer com Estilo e 50 Mais Aprendiz Digital
Objetivo: – Inspirando,Incentivando,Conectando Sênior na Mídias Sociais
Podcast: https://anchor.fm/madis60mais
Fale conosco: https://apptuts.bio/madis-maria-do-carmo-e-cunha
Cartão Digital : https://card.digital/madisempreendedora60mais/