MÚLTIPLAS FACES DO ENVELHCIMENTO
Explorando as Múltiplas Faces do Envelhecimento:
Velhofóbicos, Velhoeufóricos e Velhoalforriados
Envelhecer é uma jornada única para cada indivíduo, marcada por uma gama de emoções, experiências e perspectivas. Nesta jornada, encontramos pessoas em diferentes estados de aceitação e vivência.Li um artigo de Mirian Goldenberg, onde ela comenta ter identificado três perfis de velhos:
- Velhofóbicos: Aqueles entre nós que enfrentam o medo de envelhecer, preocupados com as mudanças físicas, a perda de jovialidade e os desafios que o futuro pode trazer. A imagem busca captar a hesitação e a incerteza que podem acompanhar essa fase da vida.
- Velhoeufóricos: Indivíduos que abraçam cada momento com alegria e entusiasmo, encontrando no envelhecimento uma oportunidade para desfrutar das liberdades e prazeres que a vida tem a oferecer. Eles veem a maturidade como um período de colheita, repleto de experiências enriquecedoras e gratificantes,fazem Esportes Radicais, como Paraquedismo, Asa Delta, Andam de Moto, Viajam Sem Destino, Amam Dançar, Fazem Tatuagem, entre outros.
- Velhoalforriados: Aqueles que se sentem libertos das amarras sociais e familiares, vivenciando uma fase de liberdade sem precedentes. Para eles, o envelhecimento oferece uma chance de redefinir suas vidas, explorando novos interesses, paixões e formas de expressão sem as pressões anteriormente impostas.
Precisamos parar de cultuar a juventude, trata-se de uma etapa da vida e acredite a beleza está em todas as idades.
Conheço pessoas na faixa dos 60 anos ou mais que lutam a vida toda para permanecerem jovens, toma medicamentos da moda, seguem dietas da moda, desperdiçam dinheiro, em tratamentos estéticos, acredite nem dietas, nem multivitaminas , manterão as pessoas jovens.
Mude isso e não acredite que somente as mulheres jovens são mais bonitas, competentes, isso é impositivo, mostrando como não podemos envelhecer, isso é reflexo de uma sociedade que preza mais estética do que a história.
Somos, Mulheres guerreiras, sensíveis incansáveis, especiais, que brigam pelo seu espaço na sociedade, pelo respeito e reconhecimento de seu valor e pelo orgulho que sua força representa e não precisam de salto alto para ser grande, pois são determinadas e competentes, profissionais exemplares e pessoas inspiradoras.
Precisamos enxergar a velhice como uma vitória, não como uma punição social e acredite acabar com o idadismo/etarismo, a velhofobia e tem que ser de dentro para fora e cada um tem que aceitar seu processo de envelhecer. Fazer mudanças, sim, mas sem imposições
A minha Dica é: Nunca pense que é tarde demais para você ou que está velho ou velha demais para sonhar e ter objetivos.
Desafie-se, Tenha metas, Faça a Diferença, Faça Acontecer, Dependa de si mesmo e não importa o que queremos ser ou fazer, NÓS podemos, então dê o primeiro passo, acabe com o seu preconceito. Diga Não ao seu IDADISMO e BORA SER FELIZ
Acredite: Envelhecer de forma ativa contribui para a mente e para o corpo.
Maria do Carmo – Madis
Maria do Carmo – Madis
Madis 70+, Fundadora do Projeto Envelhecer com Estilo, Entusiasta do envelhecimento ativo e defensora do potencial empreendedor que a longevidade oferece.
Como membro ativo do Movimento Stopiadasimo, promovo uma visão positiva e inclusiva do envelhecimento, desafiando estereótipos e preconceitos relacionados à idade.
Minha jornada me levou a explorar as mídias sociais como plataforma para inspirar e conectar pessoas de todas as idades, fomentando o empreendedorismo e compartilhando experiências
Acredito que a idade é apenas um número, e defendo que paixão, criatividade e inovação não têm limites.
Fonte: Envelhecer com Estilo